Resenha: Respeite o medo

Processed with VSCO with c1 preset

Sinopse: O cara gente boa namora uma vadia, acha que ela é uma fofinha, mas está enganado. O outro namora uma princesa e nem percebe. A víbora tenta dar um golpe na gordinha-sem-graça e se dá mal, mas nem tanto. Numa festa cheia de maluco-beleza e muitas risadas, as coisas saem totalmente do controle. Não é engraçado. E o pavor inominável, mas antigo que o mundo, espera o tempo que for para vencer.
Raiva, cobiça e inveja. Dome-as, controle-as ou elas vão controlar você. Ressentimento. Fúria. Preguiça. São horríveis, impublicáveis e inconfessáveis mas você também já sentiu. Mas pode continuar fingindo que não. Mas, o medo… o Medo é diferente. O Medo é como a Morte. Frio e implacável. E por isso mesmo, incrivelmente belo. Não ria, não desafie, não se iluda. Respeite o medo.

“É o medo que impede que você seja atropelada ou pule de uma ponte. Respeite-o”

Meu primeiro contato com contos foi através de “Deixe a neve cair” e depois “Perdidos por ai”, ambos tinham ligação entre os contos, quando comecei a ler esse livro, estranhei, apenas pelo fato de nunca ter lido nada assim, mas depois de ler o primeiro conto fiquei maravilhada em como a Ana conseguiu descrever uma história tão bem em pouquíssimas folhas.

“O monstro dentro dele não se contentaria com menos”

A autora nos trás 20 contos, eles são totalmente diferentes, tem pra todo gosto, eu gostei bastante dos que envolvem investigação, sou fã de investigações.De início eu pensei que fossem contos de terror, mas a autora consegue expor o medo sem expor o terror, mais um ponto positivo.

“Mas matar era muito melhor, mais profundo, mais marcante, mais intenso”

Pra mim, a autora retratou mais loucura do que medo, ou talvez eles andem acompanhados, mas depois de ler alguns contos eu dizia “Nossa, que cara louco” ou até “Que mulher maluca!”. Os contos tem algo especial e que fazem a leitura fluir bem rapidinho, às vezes eu ficava com pena de terminar um conto por ter lido ele rápido demais.

“Às vezes, o mal tem o rosto de um anjo”

Outro ponto maravilhoso é como as histórias não são previsíveis. Não tem nenhuma história que tenha um final imaginável, isso é muito importante na escrita porque leitores regulares já tem experiência com algumas histórias e já tem ideia de como elas terminam, mas a Ana conseguiu me surpreender bastante em vários aspectos.

As histórias se passam em ambientes totalmente diferentes, o que acaba criando uma maior sensação de presença de tão bem descritos que eles são. Eles conseguem tirar a pessoa da realidade e transportar para seus mundinhos próprios, fico imaginando se cada um fosse um livro, eu amei a ideia.

Um aspecto que não gostei muito foi a linguagem vulgarizada, apesar de que a autora conseguiu administrar muito bem cada fala e colocar em seu devido lugar, mas a linguagem vulgar acaba impondo uma classificação indicativa ao livro, impedindo que leitores mais novos não possam ler.

Gostei muito da maioria das protagonistas serem mulheres, a autora acaba inserindo na literatura e fortalecendo que as mulheres estão cada vez mais fortes. Mesmo as protagonistas sendo mulheres, é bem perceptível que sentimentos sejam protagonistas, não só o medo, mas vários no decorrer do livro.

A Ana Cristina acabou me inspirando a ler mais livros do tipo, realmente uma boa trama, bem escrita e bem desenvolvida é estimulante!

-M

27 comentários em “Resenha: Respeite o medo

  1. Nossa, fiquei curiosa sobre esse livro. Parece ser um livro bem interessante, e sem falar que são contos, adoro contos. Vou le-lo assim que possível. Parabéns pela resenha.

    Curtir

    1. oi Lilly! Aqui é Ana Cristina, a autora de Respeite o Medo. Olha, se você já gosta de contos, vai gostar do meu livro com certeza! Se quiser comprar, estou no Mercado Livre (frete grátis para todo o Brasil), na Amazon Kindle e no site da Editora Chiado. Pode comprar direto comigo, com frete grátis também.
      Um beijos e obrigada pela atenção.
      Ana

      Curtir

  2. Eu sou muito fã de contos e adoro mistérios e suspense. Amei a questão da imagem feminina ser fortalecida. Sobre o medo e a loucura andarem juntos, acho que devem caso a pessoa não sinta medo, porque é como no quote ”É o medo que nos impede”.
    Nique onde você comprou esse livro? Ou foi de parceria? Parece muito bom mesmo! Você o descreveu muito bem,parabéns!

    Beijos,
    Mia.

    Curtir

      1. oi Michelle! Aqui é Ana Cristina, a autora de Respeite o Medo. Eu também gostei muito da resenha da Monique! Acho que ela captou muito bem a essência do livro,
        Se quiser comprar, estou no Mercado Livre (frete grátis para todo o Brasil), na Amazon Kindle e no site da Editora Chiado. Pode comprar direto comigo, com frete grátis também.
        Um beijos e obrigada pela atenção.
        Ana

        Curtir

      1. Ola!! Aqui é Ana Cristina, a autora de Respeite o Medo. Infelizmente, você dificilmente vai achar em livraria, pois sou iniciante. Se quiser comprar, estou no Mercado Livre (frete grátis para todo o Brasil), na Amazon Kindle e no site da Editora Chiado. Pode comprar direto comigo, com frete grátis também.
        Um beijos e obrigada pela atenção.
        Ana

        Curtir

  3. Adorei!! Achei a sinopse muito instigante e sua resenha também me deixou muito interessada. Adoro livros e filmes com investigação e finais surpreendentes, então provavelmente gostaria desse livro.
    Confesso que linguagem muito vulgar também me deixa meio incomodada, mas sendo o livro muito bom, dá pra relevar.

    ourbravenewblog.weebly.com

    Curtir

    1. olá Our Brave!
      obrigada pelo comentário! Em geral os finais são bem surpreendentes, você vai gostar.
      Sobre a linguagem, realmente alguns contos são “barra pesada”, mas nunca é descontextualizado, nunca é de graça.
      E eu não uso essa linguagem em todos os contos, pode ficar tranquila.
      Se quiser comprar, estou no Mercado Livre (frete grátis para todo o Brasil), na Amazon Kindle e no site da Editora Chiado. Pode comprar direto comigo, com frete grátis também.
      Um beijos e obrigada pela atenção.
      Ana

      Curtir

  4. Adoreii.. gosto de tudo isso que é intrigante e misterioso!Isso de fortalecer a imagem da mulher é algo que eu gosto muito, geralmente os livros que tenho lido as imagens femininas são muito fragilizadas, e esse seria um livro que eu amaria ler!
    Amei o post ❤
    Beijos
    Fabi
    leitoresjardimliterario.blogspot.com.br

    Curtir

    1. Fabi
      tudo bem? Na minha opinião, as personagens femininas são naturalmente fortes, pois a maioria das mulheres que conheço são fortes. Eu só retrato o que vejo… Se quiser comprar, estou no Mercado Livre (frete grátis para todo o Brasil), na Amazon Kindle e no site da Editora Chiado. Pode comprar direto comigo, com frete grátis também.
      Um beijos e obrigada pela atenção.
      Ana

      Curtir

      1. Pedro Hugo,
        obrigada pelo comentário. Embora você não goste muito de contos, acho que poderá gostar dos meus, pois são surpreendentes e dinâmicos!
        Se quiser comprar, estou no Mercado Livre (frete grátis para todo o Brasil), na Amazon Kindle e no site da Editora Chiado. Pode comprar direto comigo, com frete grátis também.
        bjo

        Curtir

  5. Adorei tua resenha,não sou muito fã de livros de contos não,mas esse parece tão real que fiquei com vontade ler logo.Agora algo muito bom de livros de contos é que você ler rápido.Amei a resenha😍

    Curtir

  6. Oie Nique!!!!

    Ainda não conhecia nem o livro nem a autora e gostei muito!
    No ano passado resenhei no CEL alguns livros com vários contos envolvendo o mesmo a mesma temática para semanas de Halloween e de Natal e amei! Sempre que alguém dá uma dica como a sua eu anoto, principalmente, porque amo contos! Cada vez mais vejo livros da Chiado,,, eles estão vindo com tudo! Parabéns pela parceria!
    Achei bem interessante você ter descrito que não são contos de terror, apesar de não sou temerosa, mas com esse título era de se esperar que fossem, então acabou por chamar mais ainda a minha atenção!

    Bjinhos 😉

    Elaine M. Escovedo

    http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    Curtir

    1. Oi Letícia!
      você vai gostar são situações muito variadas, não tem como “enjoar”.
      Se quiser comprar, estou no Mercado Livre (frete grátis para todo o Brasil), na Amazon Kindle e no site da Editora Chiado. Pode comprar direto comigo, com frete grátis também.
      Um beijos e obrigada pela atenção.
      Ana

      Curtir

      1. Paty, pode ficar tranquila, pois os contos não são aterrorizantes. De fato, eles estão muito mais para “perturbadores” do que aterrorizantes.

        Se quiser comprar, estou no Mercado Livre (frete grátis para todo o Brasil), na Amazon Kindle e no site da Editora Chiado. Pode comprar direto comigo, com frete grátis também.
        Um beijos e obrigada pela atenção.
        Ana

        Curtir

  7. A princípio eu pensei que se tratasse só de histórias assustadoras, mas quando você disse que tem conto pra todos os gostos, fiquei mais interessada, porque gosto de contos, mas nada de aterrorizante.
    Outro ponto que atraiu minha atenção foi o fato da leitura ser fluida.
    A ressalva feito quanto a linguagem foi perfeita, assim sei quem posso ou não presentear com o livro.

    http://www.leiturasdapaty.com.br

    Curtir

    1. Alana,
      obrigada pelo comentário!
      Os livros de contos têm seu charme!, Dê uma chance para a gente!
      Se quiser comprar, estou no Mercado Livre (frete grátis para todo o Brasil), na Amazon Kindle e no site da Editora Chiado. Pode comprar direto comigo, com frete grátis também.
      Bjos

      Curtir

  8. Devo admitir que não gosto muito de livros com contos, mas os últimos que tive que ler, não me decepcionaram e esse parece ser o tipo de livro que te prende do início ao fim.
    E só de falar que é um livro recheado de suspense e mistérios, já me fez esquecer que são contos haha com certeza irá entrar pra minha lista!
    Adorei sua resenha, beijinhos

    http://www.ironiadascapas.com.br

    Curtir

    1. Oba, Érica!
      Fico feliz em saber que entrei para sua lista de desejos.
      Quando chegar minha vez, estou no Mercado Livre (frete grátis para todo o Brasil), na Amazon Kindle e no site da Editora Chiado. Pode comprar direto comigo, com frete grátis também.7
      bj
      Ana

      Curtir

  9. “Respeite o medo” tem uma proposta interessante, eu sou super fã de livros e textos que falem sobre sentimentos e tenham essa análise psicológica, da importância do que sentimos e de que devemos controlar nossas emoções não nos proibir de sentir ou algo parecido. O que me lembra uma frase da Clarice que “Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.” O que é verdade! E os contos parecem interessantes, e com protagonistas femininas, nossa, já quero ler!
    Beijos, Carol
    Blog com V.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

